Eparquia Ortodoxa do Brasil

PAROQUIA SÃO JORGE, O VITORIOSO

AVISOS DA PARÓQUIA DE SÃO JORGE, O VITORIOSO
Maricá, Rio de Janeiro - RJ
Rua Sessenta 26 ou Rua Manoel Victor Marques 26, Maricá - Araçatiba - RJ, 24900-000, Brasil
Telefone: 21 98152-3150
Mapa: Clique Aqui
Reitor: Revmº Arcipreste Basílio Romero
Vigário: Revº Presbítero Sérgio Cunha

SAGRADA LITURGIA:
Próximos dias de celebração: Domingo 22 de Novembro às 8h 30min, Ofício das Horas (Tercia e Sexta) e às 9h, Sagrada Liturgia.

Padre Basílio divulga vídeo sobre o Monte Athos
Monte Athos

Casamento na Igreja Ortodoxa de Maricá

Histórico:

No dia 12 de março de 1994, Sábado do Grande Perdão, nosso arcebispo D. Chrisóstomo reunia-se com um grupo de pessoas na residência da família dos fiéis Danyel e Vera, no município de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro. Nessa reunião ele nos transmitiu muitos ensinamentos da Igreja Ortodoxa.

Estavam presentes, além de mim e minha esposa Vera, e dos meus filhos, Vera e Pedro, as seguintes pesoas: Maria do Amparo Caetano, Beatriz Vieira, Artur Cerqueira, Elsa, Maria Luiza, Marcia Mendes e a filha Marcela, Milton e a esposa Marli, com os filhos Bernardo e Virgínia.

O arcebispo D. Crhisóstomo nos revelou a vontade de iniciar uma missão em Maricá. Uma missão da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Portugal e todo o Brasil.

Prosseguindo este trabalho, houve a realização do curso intitulado “A Tradição e Tradições Locais, Cristianismo Primitivo”, proferido pelo arcipreste Pedro. O curso foi sediado na residência de Sérvulo Emanuel e de sua esposa Vera Alcantara. Estiveram presentes: Silvio com a esposa Rosinha, Beth, Maria José, Ofélia, Olga, Elder, Nanci, Marcos Ferreira, Monica, Antonio, Maria Luiza, entre outros.

As aulas eram ministradas aos sábados à tarde. Num desses sábados tivemos a presença de Padre Sérgio que nos fez relatos sobre a sua vivência em Igreja.

No dia 26 de junho de 1994, foi celebrada, pelo arcipreste Pedro, a primeira Sagrada Liturgia na missão de São Jorge “O Vitorioso”, no santuário e nave montados na residência dos fiéis Danyel, Vera e seus filhos, Vera e Pedro.

Primeiros batismos

Neste dia foram batizados: Ana da missão de Itabuna e Marcia Mendes de Maricá. Tivemos neste dia a presença do Reverendo Ezequiel (futuro bispo D. Ambrósio), Cláudia Fróes, Mirian Juvino, Monique, Artur Gomes e esposa, João Gomes e a filha Marcela, Nádia, Maria Amélia, Maria do Egito, João Artur, João Lucas, entre outros.

No dia 6 de maio de 1995, foi celebrada a Liturgia da Festa de São Jorge “O Vitorioso”, sendo batizada Maria José. Neste dia estiveram presentes o arcipreste Bento, o padre João e o acólito Eduardo. Um forró realizado na residência em Maricá, da fiel Maria do Egito, deu início a arrecadação de fundos para a construção da Igreja.

Visita dos bispos

No dia 5 de setembro de 1996, recebemos a visita do bispo português D Tiago (bispo de Coimbra, Portugal), do bispo polonês D. Simas (bispo de Lods, Polônia) e do nosso arcebispo D. Chrisóstomo, do monsenhor Atanásio e do padre Basílio.

No dia 22 de setembro de 1996, pudemos celebrar a Santa Liturgia na igreja de São Jorge “O Vitorioso”, já completamente edificada. Isso só foi possível graças a colaboração e participação da comunidade ortodoxa e de pessoas de boa vontade que ajudaram segundo as suas possibilidades. Como foi o caso da senhora Maria Laurentina Matos Pires que nos emprestou a quantia para a compra de toda a madeira necessária para o telhado.

Texto: Danyel.